terça-feira, 21 de maio de 2013

Uma pequena reflexão para animar a nossa tarde:


"Não se preocupe,não tenha pressa.O que é seu, encontrará um caminho para chegar até você.DEUS,não demora,Ele capricha!   (Desconheço o autor)


Vamos deixar aqui nossos parabéns à professora Roselma pela excelente aula de domingo.Adquirimos muitos conhecimentos e esperamos revê-la logo...Competência pura!!!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

domingo, 19 de maio de 2013

CURIOSIDADE: POR QUE A CORUJA É O SÍMBOLO DA PEDAGOGIA?

As corujas são o símbolo da filosofia e da pedagogia devido a inteligência, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas. A coruja tem visão 180% superior ao do homem.
           É muito difícil enganá-la, pois ela percebe as "segundas intenções". Dificilmente podem criá-la em cativeiro, sendo uma ave muito ligada a sua família, não abandona os filhos em hipótese alguma, sendo o macho quem cuida dos filhotes e a fêmea é quem sai para caçar. É universalista, pluralista; - Acima dos olhos e abaixo da cabeça a penugem do pássaro forma uma semelhança de letra "V", que pode ser interpretada como a primeira letra da palavra "Vida"; afinal, o pedagogo será o profissional apto a preparar o ser humano para a vida toda, não apenas para o saber.
O pássaro dá a impressão de mostrar-se com o peito aberto, estufado para frente. Isso pode representar a coragem, a ousadia que o pedagogo precisa assumir para levar em frente sua missão, suas metas, seus objetivos, frente às dificuldades profissionais suas e as dificuldades culturais, sociais e psíquicas dos seus educandos.



Ei pessoal, hje é dia de aula, pelo jeito o dia vai ser looongo,  então vamos lá, um ótimo domingão para todos nós! Beijokas'



sábado, 18 de maio de 2013

TEORIA SÓCIO - INTERACIONISTA

Trabalho de Didática solicitado pela professora Roselma,
 abaixo o slide utilizado pelo GRUPO V












O sócio-interacionismo surge da ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.

Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

Outro conceito-chave da teoria de Viygotsky é a mediação. Segundo a teoria Viygotskiana, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.

Todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante – para quem cabe a escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno. Segundo Vygotsky o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ser a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança “se apropria” dele, tornando-o voluntário e independente.

O ensino para Vygotsky, deve se antecipar ao que aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância real de uma criação e aquilo que ela tem o potencial de aprender. Em outras palavras, a zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue aprender sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.

COMPONENTES:  Ana Laise, Camila, Franciele e Joelma 


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como se originou a Pedagogia ?



Um Breve Histórico

Durante séculos e séculos, o problema educativo (a formação do caráter e da personalidade das pessoas) foi objeto de estudo e de meditação, sem que houvesse atribuído a este conjunto de conhecimentos, mais ou menos sistematizados qualquer designação específica.
Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos.Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância. Aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se relacionar diretamente com as questões práticas educativas, os PEDAGOGOS.
Na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança.
Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educação no lar). Quando Roma (que era guerreira), conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos que causavam muita admiração aos romanos.
Juvenal, em Roma, escreveu a respeito dos gregos atenienses: eles têm gênio galhofeiro, audácia pronta, linguagem fluente. Imaginais que seja um único indivíduo? Pois oculta, dentro de si, uma infinidade. É ao mesmo tempo gramático, geómetra, pintor, advinho, médico, mágico, sabe tudo quanto quer saber, compreende tudo quanto quer compreender”.
Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educação dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, sofistas, oradores, matemáticos, pintores, etc ... - Os PEDAGOGOS-ESCRAVOS.
Com o desaparecimento da escravatura, sob influência do Cristianismo, o Pedagogo-Escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de PEDAGOGOS, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se instalavam, nos castelos senhoriais e nos solares (morada de famílias nobres), servindo de preceptores (professores encarregados da educação das crianças no lar) dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.Recebiam em paga, pequenas importâncias. Na maioria dos casos, ensinavam a troco de hospedagem, alimentação, luz e roupa lavada. Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, estes PEDAGOGOS-ESTUDANTES começaram - com autorização dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palácio onde trabalhavam, outras crianças de famílias conhecidas da redondeza. Assim surgiram as primeiras escolas particulares. Nessa época, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.
Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ardoutoral de superioridade, o público passou a atribuir à palavra PEDAGOGO, durante muito tempo, o significado de pedante (quem ostenta conhecimentos que na verdade não tem). Foi da palavra PEDAGOGO que derivou, o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e uma arte que tinha raízes antiqüíssimas, quase tão velhas como a própria humanidade - a da educação das pessoas.
No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário daLíngua Francesa, o vocábulo PEDAGOGIA, como Ciência da Educação, que já se usava na linguagem corrente.
Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão de PEDAGOGO.
. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em PEDAGOGIA,a Ciência e a Arte da Educação.
Hoje o PEDAGOGO é o especialista em conduzir o comportamento das pessoas - e não apenas as crianças -para uma mudança de comportamento - aprendizagem - em direção aos objetivos da Educação, o processo de formação da personalidade humana equilibrada.


(Ana)

 

Referência bibliográfica
HOLTZ, Maria Luiza M. “Lições de pedagogia empresarial

”. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP.


Créditos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bem Vindos (as) !!


Olá pessoal bem vindos (as) ao nosso cantinho pedagógico, sou a Ana Laise Azevedo (uma das administradoras aqui do blog) , estudante de Pedagogia da II Turma de Pedagogia da IET do Polo de Itabela (Extremo Sul da Bahia) e também estudante de Estética e Imagem Pessoal,  reservamos esse cantinho para dividir-mos experiências, conteúdos e sugestões de atividades juntamente com a turma e com quem quiser participar aqui com a gente, o blog esta a disposição, participe com sugestões, críticas, sua ideia será bem vinda!
Para obter mais informações sobre mim -  Twitter , Tumblr e meu  Blog pessoal.
E é isso, volte sempre!!

 
Futuros Pedagogos © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.